1 de junho de 2018 ás 12:41 por Alisson

Barbalha renova suas cores durante os festejos ao padroeiro Santo Antonio

Os festejos do Pau da Bandeira 2018 seguem com várias atrações. E nesse ano a cidade mostra ao público representações da cultura popular sem esquecer o clima e as expectativas para Copa.

As festividades do Pau da Bandeira de Santo Antonio de Barbalha arrebatam multidões de todo o brasil e do mundo. Com olhar atento podemos perceber que o que move as festividades em homenagem ao santo padroeiro da cidade são as tradições populares. Grandiosa é a participação dos grupos populares nas apresentações que culminaram no dia 27, abertura dos festejos, mas a participação continua até o dia 13 de junho com destaques  na parte social, cultural e religiosa da festa.

Esse ano Barbalha está com ares de cultura popular em clima de copa. Esse é o tema escolhido para decoração da cidade em 2018, que espalha pelos quatro cantos da cidade as bandeirolas de festa junina, figuras de representação do Mateus e símbolos de futebol. Além da encantadora bandeira do Brasil feita de bandeirolas que cobre todo o largo do Rosário (em frente a igreja do Rosário). A equipe de força-tarefa da ornamentação 2018 trabalhou nas madrugadas. De acordo com informações dadas por Vanusia, membro da confecção, a montagem da bandeira do Brasil terminou depois das 5 horas manhã.

A equipe responsável por abrilhantar a cidade de Barbalha durante o Pau da Bandeira foi formada por 25 pessoas, divididas em grupos para confecção e montagem. A confecção iniciou seus trabalhos no início de Abril, com 10 pessoas. O grupo restaurou luminárias, bonecos gigantes, balões e os portais dos anos anteriores, mas o restante do material, como bandeirolas, bolas e bonecos pequenos, foram todos adquiridos esse ano. A equipe de montagem entra em cena no mês de maio, distribuindo a decoração nas entradas/rotatórias da cidade -Jardim, Missão Velha e Juazeiro do Norte; na praça da estação e calçadão; parque da cidade; avenida leão sampaio; rua do marco zero; na igreja do Rosário seguindo por toda a rua do Vidéo em direção a Matriz de Santo Antonio, ponto de hasteamento o pau da bandeira.

São esses os responsáveis por toda a beleza que a cidade emana nesses últimos 7 dias de festa. A cidade de barbalha está em clima de festa, com atrativos decorativos que param moradores e visitantes para tirar fotos. A cidade está em festa! Confira a programação completa das festas sociais, quermesses e demais eventos culturais nas comemorações ao padroeiro da cidade.

É Festa de Santo Antônio, vem aproveitar!