31 de maio de 2019 ás 15:46 por Alisson

Tradicional Festa de Santo Antônio abre no domingo (2) o calendário junino do Cariri

Quermesse de Santo Antônio recebe shows de forró pé de serra. Cortejo de tradições reúne mais de 60 grupos

A tradicional Festa de Santo Antônio de Barbalha será aberta no próximo domingo, 2, com o tradicional carregamento do Pau da Bandeira. Antes haverá missa na Matriz de Santo Antônio, de onde os carregadores sairão em seguida para cumprir o ritual de todos os anos, de conduzir o mastro da bandeira do santo casamenteiro, hasteado até o final do evento à frente da matriz. São milhares de pessoas que participam do cortejo.

Mais de 60 grupos da cultura popular, entre reisados, bandas cabaçais, bacamarteiros, quadrilhas juninas, sairão em cortejo pelo rua do Vidéo até o Largo da Igreja do Rosário, onde serão realizados shows e apresentações culturais durante todo o dia.

A Festa de  Santo Antônio, padroeiro de Barbalha, acontece de 1º a 13 de junho. Durante cinco dias, o Serviço Social do Comércio realiza programação cultural com sete shows de forró e apresentação de grupo de tradição popular na cidade.

Dia 1º de junho, a partir das 14h, tem zabumba, triângulo e sanfona do grupo “Os 3 Daqui” fazendo forró pé de serra no Pré Pau da Bandeira do Arajara Park (ver programação).

Na “Noite das Solteironas”, tradição realizada há vinte anos em que os devotos fazem simpatias a Santo Antônio, quem quiser encontrar um par pode participar da quermesse na Praça da Estação, onde o Sesc promove o  show gratuito do forrozeiro Fábio Carneirinho e Banda, com início a partir da meia-noite.

cortejo da tradição popular será realizado das 8 horas às 12 horas, organizado pelo Sesc em parceria com a Secretaria de Cultura de BarbalhaPelas ruas, poderão ser vistos grupos de Coco, Maculelê, Lapinhas, Reisado, Maneiro-Pau, a Dança da Fita, Bandas Cabaçais e diversas manifestações da cultura cearense.

Às 17h, o Terreiro de Socorro de Luna, organizadora da Noite das Solteironas, recebe o arrasta-pé com o forró de Edu Sales. Às 20h, no Largo do Rosário, a atração musical é o show de Chambinho do Acordeon e Banda.

Os shows promovidos pelo Sesc nas festas do padroeiro de Barbalha continuam durante a semana seguinte ao lado da Igreja Matriz de Santo Antônio. Na quarta-feira (5/6), o “Forró Ká Com Nois” anima a festa a partir da meia noite. No domingo seguinte (9/6), apresentam-se Joquinha Gonzaga e Banda e na segunda-feira (10/6) a Banda Tribaião.

 

Santo Antônio em Barbalha

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), os primeiros registros da cultura popular na cidade em devoção a Santo Antônio de Pádua  datam de 1928. Em 2015, a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro.  Anualmente milhares de visitantes vão acompanhar a festa que é considerada maior do mundo em homenagem ao santo, de acordo com a Prefeitura de Barbalha.

 

Programação Sesc na Festa de Santo Antônio

em Barbalha

1/6

 

Forró pé de serra com Grupo “Os 3 Daqui”
Horário: 14h
Local: Arajara Park (Sítio Farias e Santo Antônio, s/n Zona Rural, Barbalha)
Ingresso: R$ 38,00. (desconto de 30%  com o Cartão Sesc)

Fábio Carneirinho E Banda
Horário: A partir da meia-noite

Local: Praça da Estação

Noite das Solteironas

Gratuito

2/6

 

Cortejo da Tradição Popular
Horário: 8h às 12h

Local: Ruas da cidade de Barbalha
Gratuito

Forró pé de serra Edu Sales e Banda
Horário: 17h

Local: Terreiro das Solteironas (Casa de Socorro de Luna Rua do Vidéo)
Gratuito

Chambinho do Acordeon e Banda
Horário: 20h
Local: Largo do Rosário
Gratuito

 

5/6

 

Forro pé de serra “Forró Ká Com Nois”
Horário: A partir da meia-noite

Local: ao lado da Igreja Matriz de Santo Antônio
Gratuito

 

9/6


Joquinha Gonzaga e Banda
Horário: 21h30
Local: ao lado da Igreja Matriz de Santo Antônio
Gratuito

10/6

Forró Pé de Serra Com Banda Tribaião
Horário: 22h30
Local: ao lado da Igreja Matriz de Santo Antônio
Gratuito